sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Roda dos Alimentos


Dada a variedade de nutrientes existentes e a sua predominância em determinados grupos alimentícios, é de esperar que se organizem os alimentos quanto à sua maior ou menor necessidade no organismo.
A Roda dos Alimentos, tal como o nome indica, é um círculo, em forma de prato, que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária, não só por uma questão de saúde mas também de bem-estar.


A primeira Roda dos Alimentos foi desenvolvida, em Portugal, em 1977. Porém, com a evolução dos conhecimentos científicos, houve necessidade de ocorrerem alterações.  Estas levaram à criação de uma nova Roda dos Alimentos, em 2003, ajustada às necessidades da população Portuguesa.




A Roda dos Alimentos tem como principal objetivo fornecer orientações para uma alimentação saudável e adequada, fundamental ao crescimento, ao desenvolvimento e à manutenção do organismo humano. 


Esta alimentação deve ser:

- Completa: ingerir ao longo do dia alimentos de cada grupo;

- Equilibrada: respeitar as proporções diárias recomendadas, ou seja, comer uma maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e uma menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão;

- Variada: variar os alimentos dentro de cada grupo ao longo do dia.





A Roda dos Alimentos está divida em 7 segmentos (designados grupos) de diferentes dimensões, que indicam as porções diárias recomendadas de cada grupo de alimentos. Em cada grupo encontram-se alimentos com propriedades nutricionais semelhantes, podendo estes ser substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a variedade. Cada grupo apresenta as suas próprias funções e características, razão pela qual devem estar todos presentes na alimentação diária nas devidas proporções.


Proporções correspondentes ao peso que cada grupo deve ter na alimentação diária


- Cereais e derivados, tubérculos (28%) 

- Produtos hortícolas (23%)

- Fruta (20%)


- Lacticínios (18%)


- Carnes, pescado e ovos (5%)


- Leguminosas (4%)


- Gorduras e óleos (2%)




A água está no centro da Roda dos Alimentos, não só porque faz parte da constituição da maioria  dos alimentos (ela está portanto presente em todos os grupos), mas também porque é imprescindível à vida. O consumo diário de água deve ser abundante, variando estas necessidades entre os 1,5 e os 3 litros por dia. 


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário: