Cafeína


A cafeína, de fórmula química C8H10N4O2 e nome IUPAC: 1,3,7-trimetil- 1H-purino- 2,6(3H,7H)-diona, é um alcalóide do grupo das xantinas, o que significa que tem grupo funcional amina. Para além deste, tem também grupos carbonilo tal como é o caso das cetonas. 


As xantinas têm uma ação estimulante e, por isso, potenciam diferentes ações do Sistema Nervoso Central. Do grupo das xantinas, do qual fazem parte a teofilina e a teobromina, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central, sendo por isso bastante utilizada devido à sua ação estimulante.


A cafeína pode ser encontrada em várias plantas como os grãos de café e cacau, folhas do chá, frutos do guaraná e noz de cola, e é utilizada mais frequentemente no café, em chás, no cacau… 

Curiosidades
A cafeína...
-Atinge a corrente sanguínea cerca de 30-45 minutos após o seu consumo;
- (Segundo um estudo publicado na revista Nature Neuroscience), tem um efeito positivo sobre a memória a longo prazo, em humanos.

Benefícios
-Em doses terapêuticas, aumenta a capacidade de trabalho do coração e provoca a dilatação dos vasos periféricos. 
-Atua sobre o metabolismo basal e a aumenta a produção de suco gástrico. 

Ingestão excessiva
A ingestão excessiva provoca efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça e insónias. A sua dose letal 50 para uma pessoa de 70 kg é de 10 g. 


0 comentários:

Enviar um comentário

Página inicial