Chocolate


O Cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É uma árvore tropical, frágil, sensível a temperaturas extremas e que tem na sua constituição a Teobromina, presente nas sementes brancas dos frutos desta árvore, que posteriormente são colhidas para a fabricação do chocolate. Esta molécula encontra-se no chocolate, visto que o cacau é uma matéria-prima para o seu fabrico. A Teobromina isolada apresenta-se na forma de um fino pó branco, inodoro e amargo.



Constituição do Chocolate 
Substâncias químicas: 
-Teobromina (molécula do chocolate com efeito estimulante); 
-Anandamida (produz a sensação de bem-estar e prazer); 
-Triptofano (aminoácido essencial que está envolvido na síntese de serotonina, que é uma substância derivada de aminoácidos envolvida na comunicação entre neurónios, que contribui para a redução do nível de ansiedade); 
-Feniletilamina (responsável pela libertação da dopamina, que é um estimulante e um anti-depressivo); 
-Cafeína (embora presente em pequenas quantidades); 
-Compostos antioxidantes;
-Compostos gordos (como triglicéridos). 

O chocolate escuro apresenta mais quantidades de Teobromina que o chocolate de leite, pela maior percentagem de cacau, e o chocolate branco apresenta quantidades quase nulas ou não tem qualquer vestígio desta molécula.


Desvantagens e perigos 
O chocolate não apresenta um grande perigo à saúde humana, mesmo sendo consumido em grandes quantidades. No entanto, pode ser mortal para certos animais, como os cães, devido à menor velocidade de metabolização por parte do organismo, sendo responsável por danos cardíacos e nervosos. 
Apesar de fazer bem à saúde tem a desvantagem de ser extremamente calórico, visto que a quantidade de gorduras presente neste encontra-se num limite superior ao que é desejável para um alimento (cerca de 120 calorias em cada porção de 25 g). Se for consumido em excesso tem impactos ao nível do colesterol, do aumento do nível de gordura no sangue, provoca o aparecimento de cáries e pode desencadear, em algumas pessoas, reações semelhantes a um vício.


Molécula Teobromina


A Teobromina é a molécula que se encontra no cacau e no chocolate. Apresenta fórmula molecular C7H8N4O2 (fig.2), e segundo a IUPAC a designação para esta molécula é: 3,7-dimetil-2,3,6,7-tetrahidro-1 H-purina-2,6 diona. Tem massa molar 180.164 g/mol e é um alcaloide da família das metilxantinas, compostos nitrogenados orgânicos derivados das plantas que estimulam o sistema nervoso central.

É constituída pelos seguintes grupos funcionais: 
- Cetonas; 
- Aminas.

Benefícios
-Estimula o sistema nervoso central e o sistema cardíaco; 
-Apresenta funções diuréticas (aumentando a produção de urina); 
-Tem algumas propriedades antioxidantes; 
-Atua com analgésico natural pela sensação de prazer e bem-estar; 
-Combate a ansiedade e o stress; 
-É responsável pelo relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos e dos brônquios, sendo, por isso, eficaz no tratamento da asma e no controlo da pressão arterial. 


Na mesma família da Teobromina encontram-se compostos semelhantes a esta molécula como é o caso da teofilina (presente no chá) e da cafeína (presente no café). A principal diferença nestes compostos está no número de grupos metis (caso da cafeína, que apresenta mais um grupo) ou na posição (caso da teofilina).





0 comentários:

Enviar um comentário

Página inicial