Plástico de Batata


Esta experiência serve para demonstrar que os alimentos não servem só para a nossa alimentação. A partir deles podemos fabricar diversas coisas tais como plásticos.

Reagentes:
-4 batatas
-Água
-4 colheres de vinagre
-4 colheres de glicerina.

Procedimentos:
1. Triturar as batatas juntamente com alguma água, num jarro.
2. Deixar a mistura "descansar" por 20min, até assentar uma substância esbranquiçada no fundo.
3. Retirar a água/liquido da misturar, deixando apenas ficar a substancia esbranquiçada.
4. Numa panela, juntar 2/3 colheres dessa substância, a glicerina, o vinagre e meio copo de água.
5. Aquecer até formar uma espécie de pasta.
6. Por a mistura numa forma (tabuleiro, travessa, prato, etc.).
7. Deixar descansar por 3-7 dias
8. TEMOS O PLÁSTICO!












O que aconteceu?
Na verdade, depois de moer, triturar e deixar descansar a mistura de batata com água, a substância esbranquiçada que se formou era o amido.
É o amido o principal componente deste plástico, pois este é uma molécula muito longa, tal como as que constituem os plásticos.
Foi adicionado depois o vinagre porque algumas destas moléculas têm muitas ramificações que atrapalham a formação do plástico. Resumindo, o plástico reage com as moléculas de amido de modo a estas ficarem mais "certinhas"
Já a glicerina foi adicionada pois ela entra no meio destas moléculas que irão formar o plástico e serve como um microlubrificante; a glicerina faz com que o plástico fique mais forte.
Este plástico formado é vantajoso para o ambiente pois é biodegradável, e, têm uma textura parecida com aqueles plásticos utilizados para revestir electrodomésticos (frigoríficos, maquinas de lavar roupa, etc.)

3 comentários:

Página inicial